Curiosidades - Escola


A história está baseada em documentos escritos e provas evidentes de fatos que aconteceram há muito tempo. No caso que nos ocupa, coincidem todas as tradições em considerar como a primeira escola, como lugar de ensino ou prática das artes marciais, o templo chinês de Shao-Lin ou Shorinji, onde o mestre Bodhidarma desenvolveu os seus ensinamentos.

Através deles saíram com o passo dos anos grande parte das diferentes modalidades de artes marciais que se conhecem hoje em dia em quase todo o mundo.

Cada escola, erroneamente denominada ginásio, adquire características diferentes conforme o país, a região e até o bairro onde esteja situada, acrescentando-se a isso a influência que tenham exercido os primeiros mestres, e os frequentes intercâmbios desportivos entre os diferentes países dos cinco continentes. No entanto, graças à natural tendência do homem para uma cultura universal, é notável observar como as escolas de artes marciais vão adquirindo uniformidade em todo o mundo.

Uma escola se compõe fundamentalmente de: - Sala de treinamento. - Vestiários (masculino, feminino e infantil), com os seus correspondentes serviços higiénicos. - Salas acessórias para pesos e aparelhos de musculação, sala de recepção, serviço médico, caixas ou armários para guardar os kimonos, sala de espera, de arrumação, etc.

A extensão de uma escola oscila entre os 200 e os 500 m2. A coluna vertebral de toda escola de artes marciais está formada pela qualidade do professorado, a rigorosidade na higiene das suas dependências, a constante renovação de ar das salas e a seriedade nos horários e nos preços.

Antigamente, as artes marciais se praticavam em círculos fechados e praticamente inacessíveis, precisando-se para poder entrar nelas superar uma série de duras provas de atitude. O seu lugar de treinamento era em plena natureza ou se adaptava alguma parte habitável da casa que reunisse as condições de espaço, ventilação e discrição. Naquela época eram frequentes os confrontos abertos entre praticantes de diferentes escolas.

Na actualidade, as escolas são centros de ensino público que guardam uma atenção social intermédia entre um centro de ensino e um centro desportivo. Para matricular-se numa delas basta preencher uma folha de inscrição e pagar uma quota mensal. A rivalidade entre elas ficou reduzida ao claramente desportivo e ao profissional.

As correspondentes Federações de artes marciais se ocupam das normas e estatutos regulamentos de regime interno, assim como de todo tipo de actividade desportiva e cultural de carácter oficial.

Cada escola de artes marciais tem o seu próprio emblema, que simboliza a modalidade de arte marcial que pratica e as matizações características que queira dar-lhe o seu professor, distinguindo-a, assim, das restantes escolas.

Mas em conjunto se ocupam honestamente, através do ensino, da formação técnica e humana dos alunos, que, iniciando às vezes as suas andadas desde meninos, se desenvolvem e evoluem dentro de um marco marcial de acordo com as suas apetências.

A "EliteKC" não permite que se abra escolas em ginásios com o intuito de manter esta como arte marcial e sem finalidade principal o lucro monetário.